Tempo de leitura: 5 minutos

Regras para entrar na Itália a partir de Agosto de 2021!

aeroportos vazios pela pandemia
Aeroportos vazios, testes e mais testes, diversas regras e restrições. O "novo normal" para quem precisa estar viajando.

Desde o início da pandemia, os planos de viagem de muitas pessoas vem sofrendo alterações em razão da própria pandemia obviamente, mas também pelos decretos e proibições dos seus países de origem e de destino.

Podemos dizer que viajar por motivo de turismo é uma coisa praticamente inviável para muitas pessoas por motivos que vão desde a situação econômica, que alguns países vêm enfrentando a causa da pandemia, mas mesmo aqueles com uma condição um pouco mais privilegiada também acabaram sendo forçados a mudarem os seus hábitos. Entre esses está o constante acesso nos sites dos governos para tentar se manter sempre atualizado e não ser pego de surpresa na hora de embarcar para uma viagem, seja por trabalho, emergências de família, ou nas poucas oportunidades de viagens de turismo que se abrem entre uma onda e outra da pandemia. E quando se trata de viajantes entre Brasil e Itália o problema é ainda maior.

regras para embarque
As regras para os embarques estão ficando cada vez mais restritivas.

Como estão as taxas de contágio?

As altas taxas de contágio do Brasil, apesar da vacinação aparentemente estarem ocorrendo a um ritmo bastante interessante, faz com que a Itália não solte as rédeas para passageiros originários do Brasil. Até o último dia 30 de julho as regras eram bastante restritas para esses passageiros, mas a esperança de um novo decreto que facilitasse um pouco mais a situação dos brasileiros sempre esteve presente.

Mas infelizmente, as notícias não são as melhores…

aeroportos vazios na pandemia
Os aeroportos ainda continuam operando, porém com um movimento bastante diminuído.

Começando pela parte ruim da história: infelizmente o decreto que venceria no dia 30 julho não teve nenhuma alteração no sentido de flexibilização das regras. O mesmo decreto foi somente prorrogado, sem nenhum tipo de alteração ou atualização.

Ao mesmo tempo, se existe algo de positivo nessa nova publicação é de que esse “novo” decreto foi prorrogado somente até o dia 30 de agosto. E sabe porque essa é uma notícia boa?

gráfico coronavirus na italia
Depois de duas ondas bastante significantes, os números se mantém mais baixos na Itália.

A segunda onda no novo coronavírus na Itália foi em outubro de 2020, e foi seguida por uma terceira onda já em março de 2021. Desde a chegada dessas duas ondas as fronteiras estavam completamente fechadas para passageiros provenientes da grande maioria dos países, inclusive dentro da própria União Europeia, que geralmente abre algumas exceções para viagens dentro do espaço europeu, mas as regras sempre foram mais rígidas principalmente para o Brasil

O que muda dos decretos anteriores para esse último é somente o tempo de validade, e isso pode parecer uma boa notícia. 

Acontece que de lá para cá pudemos ver uma série de flexibilizações serem feitas, a pequenos passos, para alguns países específicos, porém nos países em que se mantiveram as restrições mais rigorosas, esse tipo de documento eram renovados por períodos de tempo mais longos. Os decretos mais antigos geralmente tinham uma durabilidade maior, com vencimentos previstos para dois ou até três meses após o momento da publicação, então quando dizemos que o novo decreto do governo da Itália referente à entrada de pessoas vindas do Brasil ter sido prorrogado por “apenas” um mês, isso pode ser considerado uma boa notícia, ainda que não MUITO boa.

vacinas covid Brasil
A vacinação para o Covid-19 aparentemente está andando em um bom ritmo, de forma geral.

Como a Itália vê o Brasil nisso tudo?

Aos olhos da Itália, se percebe que o Brasil ainda está passando por uma fase de muitas dificuldades no controle da pandemia, principalmente em função das novas variantes, mas provavelmente pelo ritmo que está andando a vacinação, e também pela recente aprovação de uma das principais vacinas utilizadas no brasil pela OMS, a CoronaVac, acredita-se que a situação tende a começar a mostrar números um pouco mais estáveis e de caráter positivo para que se crie essa expectativa de melhora do quadro geral, e quem sabe uma possível reabertura das “fronteiras” para o Brasil ali na frente.

grafico coronavirus brasil
Apesar dos números do Brasil estarem bastante altos, o efeito da vacinação começa a aparecer aos poucos.

Mas é proibido brasileiro entrar na Itália?

Reforçando que, atualmente, não é completamente proibida a entrada de brasileiros na Itália, mas sim a entrada de qualquer pessoa proveniente do Brasil. Porém existem algumas exceções:

  • Podem entrar na Itália todos aqueles que tenham protocolado residência anagráfica na Itália antes de 13 de fevereiro de 2021;
  • Também podem entrar aqueles que tenham o seu ingresso autorizado pelo Ministério da Saúde italiano por motivo de extrema necessidade (basicamente por motivos de saúde, trabalho ou estudo), independentemente da sua residência anagráfica;
  • Ou então todos aqueles que que estejam entrando na Itália para encontrar com filhos menores ou cônjuges, com união civil.

E mesmo com a entrada permitida nesses poucos casos, ainda resta a obrigação de cumprir mais alguns pré-requisitos.

Quais são os pré-requisitos para entrar na Itália?

  • Apresentar um formulário digital preenchido com informações a nível de saúdo do passageiro, o dPLF (digital Passenger Locator Form);
  • Apresentação do resultado negativo de um teste molecular (RT-PCR) ou até mesmo um teste rápido (desde que seja por meio de um tampão), em no máximo 72h antes do ingresso em território italiano;
  • Se submeter a um segundo teste por meio de tampão no momento da chegada, ainda no aeroporto se estiver chegando do Brasil;
  • Se submeter, independentemente do resultado do teste, à supervisão sanitária e isolamento por um período de 10 dias, em casa, comunicando ao serviço de saúde competente.
  • Obrigatoriedade de fazer um terceiro teste de Covid, molecular ou rápido, no final dos 10 dias de isolamento.
Por sinal, esses são os pré-requisitos que nós mesmos deveremos cumprir agora que estamos indo passar uns dias no Brasil
O corrente decreto tem sua validade até o dia 30 de agosto, então muito em breve voltaremos aqui e traremos mais atualizações referente ao assunto.
Nos resta então cruzar os dedos, colocar a máscara, evitar o tumulto e torcer para que a situação do Brasil dê uma estabilizada para que aconteça alguma flexibilização das regras a partir de 30 de agosto.

Mas e aí, você gostou desse post?

Aqui no Blog da Saga você vai encontrar muito material interessante sobre diversos assuntos, então fique ligado porque frequentemente nós estamos postando conteúdo novo, feito com muito carinho!

E não deixe de se inscrever na nossa Newsletter. Quem está inscrito recebe sempre primeiro as novidades da Saga!

Com carinho, Duda 🙂

Inscreva-se na nossa Newsletter!

Assinantes da News recebem as principais novidades sempre em primeira mão. Não perca!