Tempo de leitura: 3 minutos

Uma receita muito especial: Polenta Concia

Uma receita de polenta diretamente dos alpes italianos para se aquecer no inverno.

No alto do inverno as comidas que aquecem são sempre uma ótima opção, principalmente com o frio do sul do Brasil, e ao contrário do que muitos pensam, a tradicional polenta italiana não é assim tão comum em toda a Itália. 

A Polenta na verdade é uma comida Alpina, ou seja, que se come na região dos alpes que atravessam todo o norte da Itália. Já no sul da Itália, por ser uma região mais quente, praticamente não se fala em polenta.

De qualquer forma, aqui no norte da Itália existem diversas formas de preparar a boa e velha polenta, mas uma bem tradicional (e gostosa) é a Polenta Concia (que se lê Côntchia).

Por se tratar de uma receita italiana, alguns ingredientes podem ser mais difíceis de serem encontrados em algumas regiões do Brasil, ou terem um custo muito elevado, então abaixo você verá a receita original e também uma sugestão de troca de alguns ingredientes mais específicos.

Como conhecemos a Polenta Concia

No Dia das Mães de 2021 decidimos fazer um passeio diferente para comemorar.

Um casal de amigos já tinham nos comentado sobre a Polenta Concia, então combinamos e fomos todos juntos almoçar nas montanhas.

A cidade que visitamos se chama Ceresole Reale e fica bem dentro dos alpes italianos, já muito perto da fronteira com a França. O caminho em meio as montanhas já foi uma experiência à parte, mas hoje vamos focar só no almoço!

A polenta realmente é uma delícia, e quando comentamos com a nossa família sobre o passeio e o prato que comemos, vieram muitos pedidos da receita.

Ceresole Reale
Ceresole Reale

Ingredientes:

  • 500g de Farinha de Milho;
  • 200g de Queijo Toma*;
  • 200g de Queijo Fontina*;
  • 200g de Manteiga;
  • 2l de Água;
  • Óleo de Oliva;
  • Sal, a gosto;
  • Pimenta Preta moída, a gosto;

Dicas de adaptação dos ingredientes:

* O Queijo Toma é típico da Região dos Alpes ou “pré-alpino”, como o Valle d’Aosta ou o Piemonte na Itália. Ele é um pouco mais gordo, mais duro e também mais seco, se assemelhando bastante com o Queijo Colonial ou o Queijo Serrano, sendo que o Serrano tem um sabor mais acentuado.

*Já o Queijo Fontina é típico do Valle d’Aosta, na Itália. Ele é um queijo um pouco mais maturado, com uma casquinha dura, interior semi-duro e que derrete bem pelo seu alto teor de gordura. Ele pode ser substituído pelos queijos Gouda, Emmental, Edam, Mussarela ou Provolone, porém o Provolone vai deixar com um gosto mais característico.

Modo de preparo:

Pique os queijos em cubinhos e reserve.

Em uma panela coloque a água para esquentar e junte um pouquinho de óleo de oliva para ajudar a não empelotar quando adicionar a farinha. Adicione a farina e o sal, e cozinhe como de costume por cerca de 45 minutos.

Cerca de 5 minutos antes de terminar de cozinhar a polenta, adicione os queijos e misture bem. Derreta a manteiga em fogo baixo em uma outra panelinha.

Quando a polenta estiver pronta e os queijos bem derretidos, controle o sal e disponha ela em um prato fundo, a polenta não pode ficar muito dura.

Por último, bem no centro da polenta faça uma concha pressionando com a parte de trás de uma colher grande e vire a manteiga por cima de toda a polenta. Finalize com um pouco de pimenta preta.

Dica de acompanhamento:

Aqui na Itália nós comemos a Polenta Concia com um acompanhamento de molho de carne de cervo, muito parecido com uma carne de panela, também tinha um molho vermelho com carne de gado, e um terceiro com pedaços grandes de linguiça. Acreditamos que a carne de panela seja o acompanhamento que mais combine!

Experimente a Polente Concia e volte para nos dizer o que você achou!

Mas e aí, você gostou desse post?

Aqui no Blog da Saga você vai encontrar muito material interessante sobre diversos assuntos, então fique ligado porque frequentemente nós estamos postando conteúdo novo, feito com muito carinho!

E não deixe de se inscrever na nossa Newsletter. Quem está inscrito recebe sempre primeiro as novidades da Saga!

Com carinho, Duda 🙂

Inscreva-se na nossa Newsletter!

Assinantes da News recebem as principais novidades sempre em primeira mão. Não perca!