Tempo de leitura: 4 minutos

Marostica: A cidade do Xadrez

Romance, batalhas, e histórias do medievo. Conheça a linda história do duelo de xadrez da cidade de Marostica!

Uma cidade com pouco mais de 12 mil habitantes, Marostica fica na Província de Vicenza, Região do Vêneto, na Itália, e é também a cidade de origem de três das nossas raízes da Família Santini: Giovanni Santini, Bortolo Santini e Giuseppe Santini

A história do Giovanni Santini – Marostica nós já contamos nesse vídeo aqui.

Caso você ainda não conheça, assista o vídeo, porque está imperdível!

Marostica, Província de Vicenza, Região do Vêneto, Itália.

Marostica é uma cidade muito bonita e cheia de histórias. Tem um lindo castelo construído no ano de 1312, dividido em Castelo Superior e Castelo Inferior, que são unidos por uma grande muralha de aproximadamente 1.800 metros de comprimento.

Maquete de Marostica
Maquete que representa o Castelo de Marostica. À esquerda da maquete o morro e o Castelo Superior, à direita Praça do Xadrez e o Castelo Inferior. Foto: Eduarda Santini, 2019

Além desse castelo, Marostica ainda conta com um tabuleiro de xadrez gigante bem no meio da praça do castelo, e a história dessa grandiosa partida de xadrez nós vamos te contar hoje!

Castelo Inferior de Marostica, visto da Praça do Xadrez. Foto: Fabio Santini, 2019.
No alto do morro: Castelo Superior de Marostica; Na parte baixa: Praça do Xadrez com o tabuleiro gigante. Foto: Fábio Santini, 2019.

A história da Partida de Xadrez da cidade de Marostica começa no ano de 1454, quando dois nobres guerreiros se apaixonaram perdidamente pela mesma mulher, Lionora, filha do Castelão. Na época, Marostica fazia parte da República de Veneza e respondia ao governo da cidade de San Marco.

Taddeo Parisio era o Castelão da cidade, uma espécie de governador nomeado que era responsável por administrar e proteger o Castelo de Marostica, em um período em que invasões e batalhas sangrentas eram ainda muito comuns. 

Neste ano de 1454, dois grandes Cavaleiros teriam se apaixonado pela filha de Taddeo, a jovem Lionora, e como era de costume naquele tempo, Rinaldo D’Angarano e Vieri da Vallonara se desafiaram a duelar pela mão da bela Lionora.

O Castelão, por sua vez, não queria perder a vida de nenhum dos dois bravos jovens em um duelo, então determinou que nenhuma gota de sangue seria derramada e que sua filha Lionora se casaria com o vencedor de uma partida do nobre Jogo de Xadrez, e aquele que perdesse ainda assim faria parte da sua família casando-se com a irmã mais nova de Lionora, Oldrada, também muito bela.

Para completar, o Castelão também definiu que a partida de xadrez aconteceria em um dia de festa na praça do castelo da cidade, com a sua presença, mais os nobres da cidade de Marostica e cidades vizinhas, as famílias de Angarano e de Vallonara, e toda a população.

Taddeo também decidiu que o desafio seria honrado com uma grande apresentação de artistas, musicistas e bailarinos, fogos e luzes, cavaleiros, e as peças do tabuleiro seriam grandes e vivas, representadas por pessoas reais.

E assim foi feito!

Enfileirados, arqueiros e porta-bandeiras, soldados e cavaleiros, o Castelão e a sua corte, com Lionora e Oldrada. Damas e cavalheiros, mensageiros, o comandante das forças armadas, falcoeiros, pajens e donzelas, musicistas e ainda as maravilhosas peças em branco e preto com Reis e Rainhas, Torres e Cavalos, Bispos e Peões.

Rinaldo d’Angarano e Vieri da Vallonara ordenaram suas jogadas e movimentos, e ao final um espetáculo de fogos, luzes e clamores festivos saudaram o vencedor.

Lionora, ansiosa, também era apaixonada por um dos jovens e pediu discretamente para que fosse feito um sinal com velas, vindo do castelo, caso quem vencesse o desafio fosse aquele por quem o seu coração batia mais forte. Assim aconteceu, e todos comemoraram com muita alegria!

Mas e o que aconteceu depois com Marostica?

Ainda hoje essa emoção se repete em uma linda festa na cidade de Marostica, com todas as tradições da época, em um grande espetáculo, renovando nos corações o antigo sabor de uma apaixonante história de amor. A tradicional Partida de Xadrez é jogada sempre no segundo final de semana do mês de setembro, nos anos pares.

A última partida foi no ano de 2018. A edição de 2020 foi adiada por conta da emergência com o Coronavírus para o ano de 2021, porém com a situação ainda instável, ela foi remarcada para os dias 9, 10, e 11 de setembro de 2022.

Você pode acessar o site oficial do evento clicando aqui.

Mas e aí, você gostou desse post?

Aqui no Blog da Saga você vai encontrar muito material interessante sobre diversos assuntos, então fique ligado porque frequentemente nós estamos postando conteúdo novo, feito com muito carinho!

E não deixe de se inscrever na nossa Newsletter. Quem está inscrito recebe sempre primeiro as novidades da Saga!

Com carinho, Duda 🙂

Inscreva-se na nossa Newsletter!

Assinantes da News recebem as principais novidades sempre em primeira mão. Não perca!